ALERTA SOBRE OPERAÇÕES COMERCIAIS COM A NIGÉRIA

A Embaixada da Nigéria em Brasília adverte a todos os empresarios e investidores idôneos brasileiros e os dos demais países, inclusive os profissionais interessados em tratar de negócios com a Nigéria seja como exportadores/fornecedores de commodities/equipamentos ou prestadores de serviços profissionais, que evitem tratar com canais não credenciados a exemplo da internet como sua fonte primária de iniciar, processar e/ou fechar negociações ou contratos. Esta alerta se deu no intuito de abrir os seus olhos evitando que se tornem vítimas de estelionatários que se postulam cada vez mais como funcionários dos estabelecimentos e das agências do Governo da Nigéria com propostas e contratos falsos e demais ofertas inexistentes na deliberada tentativa de fraudar o seu client-alvo, que na maioria das vezes são vítimas descuidadosas.

Esses negócios fraudulentos parecem muito atraentes e se associam com uma espécie de pagamento ou demais taxas de processamento de documentação.

Esta Embaixada vem por meio deste advertir às perssoas física e jurídica que ora tratam de discutir ou negociar com indivíduos discarados que se dizem ser representantes de órgão(s) ou organismo(s) (público ou privado) na Nigéria a desistir de manter contatos ou negociações com eles. No caso em que persistir a parte nigeriana, devem orientá-la a encaminhar a sua(s) oferta(s) ou o(s) seu(s) interesse(s) por intermédio da Embaixada da Nigéria em Brasília.

Observem-se que nem a Embaixada nem o Governo da Nigéria assumirão a responsabilidade por perda ou decepção oriunda de tais compromissos ou negociações. Para evitar quisquer dúvidas, o Artigo 419 do Código Penal da Nigéria considera como dolo imputável, com longa pena, estelionato ou roubo por fraude material nesta guisa. Essa Lei é semelhante ao Artigo 171 do Código Penal Brasileiro que é obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita mediante artifício fraudulento:

Seja advertido!


Embaixada da Nigéria
SEN - Av. das Nações, Lote 05,
Brasília-DF, CEP: 70459-900.

Telefone: 55 (61) 3208-1700
Fax: 55 (61) 3322-1823 / 3226-5192
Email: admin@nigerianembassy-brazil.org