Ensino Médio

O ensino médio é a forma de educação dada às criança depois do primário antes do terceiro grau. O principal objetivo desse ensino dentro dos objetivos globais da Nigéria é de preparar os alunos para que possam ter uma vida útil na sociedade e para prepará-los para o ensino superior.

O governo planeja que o ensino médio seja para uma duração de seis anos divida em duas fases, o primeiro grau (JSS) e o segundo grau (SSS); cada fase durando três anos.

O primeiro grau tem conteúdo pre-profissionalizante e acadêmico. É gratuito em alguns estados da federação e são oferecidas disciplinas básicas que darão aos alunos conhecimento avançado e desenvolverão as suas competências.

Os alunos que interropem os estudos no primeiro grau podem seguir para aprender uma vocação ou uma espécie de ensino profissionalizante para os que abandonam os estudos regulares. O Segundo grau destina-se aos alunos capazes e dispostos a adquirir um ensino médio completo cuja duração é de seis anos. É abrangente portanto possui um corrículo núcleo elaborado para dar maior conhecimento e perspectiva aos alunos. O corrículo núcleo quer dizer um conjunto de matérias obrigatórias para todos os alunos além das suas especialidades.

Ela incluem: Língua Inglesa, Matemática, e uma Língua Local Nigeriana, e uma das seguintes alternativas: Física, Química e Biologia, seja Literatura em Inglês, História e Geografia, Ciência Agrária ou uma matéria profissionalizante.
As matérias núcleos são disciplinas básicas, que capacitarão um aluno a poder cursar letras ou ciências no terceiro grau.

O governo federal estabeleceu escolas da unidade em cada estado da federação salvo em novos estados. Há 63 de tais escolas na Nigéria. O governo federal se convence de que a educação deveria auxiliar a desenvolver na mente da nossa juventude um senso de unidade, patriotismo e amor pelo nosso país. É imprescindível assegurar que tudo seja feito para fomentar neles um senso de identidade nacional. Todas as escolas de ensino médio devem, então, operar como uma escola da unidade matriculando os alunos de outros estados ou regiões.

Assim, o Governo Federal deu o exemplo ao introduzir o programa que estabeleceu os Colégios do Governo Federal que podem matricular alunos de acordo com as cotas destinadas a todos os estados. Desta forma, durante os anos de instrução formativa, os jovens advindo de toda região da federação, com diferenciadas línguas, origens étnicas e culturais terão a oportunidade de trabalhar, brincar, conviver e crescer juntos, aprendendo a compreender e tolerar um ao outro, assim podendo desenvolver um horizonte de uma Nigéria verdadeiramente unida.


Ensino Superior inclusive Ensino Profissionalizante

Após o ensino médio do sistema educacional nacional é oferecido o Ensino Superior nas Universidades, Politécnicas, Colégios de Tecnologia, Escolas Normais Superiores, Escolas de Estudos Avançados, Faculdades à Distância e tais escolas/faculdades ligadas a elas