Embaixador ADAMU A. EMOZOZO

O Embaixador Adamu Azimeyeh Emozozo assumiu as funções no Brasil em 3 de fevereiro de 2014. Ele é também Embaixador da Nigéria à Bolívia e ao Paraguai. Embaixador Emozozo chegou ao Brasil com 28 anos de experiência no serviço diplomático. Antes de sua nomeação como Embaixador da Nigéria ao Brasil, com acreditação concorrente à Bolívia e ao Paraguai, ele foi Diretor de Coordenação, Departamento de Planejamento, Pesquisa e Estatística (PRS), Ministério dos Assuntos Estrangeiros, Abuja. Ele serviu também como Diretor da Divisão de Assuntos Econômicos Multilaterais no Departamento de Organizações Internacionais do Ministério dos Assuntos Estrangeiros.

Embaixador Emozozo é um diplomata experiente que tem promovido a política externa da Nigéria ao longo de seu serviço em vários países e de sua participação em inúmeras conferências internacionais importantes ao redor do mundo nas suas cerca de três décadas de serviço externo. Ele juntou-se ao Ministério dos Assuntos Estrangeiros em 1983 e iniciou sua carreira internacional em Jeddah, na Arábia Saudita. Ele serviu também na Missão Permanente da Nigéria nos Estados Unidos da América e em Singapura.

O Embaixador Emozozo nasceu em Iviukhua – Agenebode, Estado de Edo, Nigéria. Ele é Bacharel em História pela Universidade de Benin e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Obafemi Awolowo (antiga Universidade de Ile-Ife, em Ile-Ife, na Nigéria. É casado com filhos.