NORDESTE DA NIGÉRIA


Bauchi é uma antiga cidade Hauçá cercada por atraentes Colinas, fica próxima a ambos a Reserva de Caça de Yankari, localizada à aproximadamente 1 hora e meia de distância ao sudeste, e ao ponto turístico do Geji Rock Paintings, localizada na rodovia Bauchi-Jos. Em Bauchi, os turistas podem também visitar o memorial e a biblioteca do Sir Abubakari Balewa, o primeiro Primeiro Ministro da Nigéria, assassinado em 1966. A biblioteca abriga os documentos pessoais de Balewa.

A cidade de Jos tem sempre sido o destino popular dos turistas devido à sua altura acima do nível do mar (de 4.062 pés). Jos possui dois campo de golfe- Rayfield e Plateau, mais um clube de pólo e demais instalações esportivas ou de lazer. O Museu Nacional em Jos é um dos melhores da Nigéria, em especial pela arqueologia e o trabalho de cerâmica, onde muitos lindos exemplos das cabeças e dos artefatos Nok de circa 500 BC - 200 AD são exibidos. O Salão da Cerâmica possui uma excepcional coleção de cerâmicas bem esculpidas em toda parte da Nigéria. Baseando-se no mesmo fundamento, o Museu de Arquitetura possui réplicas de tamanho humano da arquitetura nigeriana, a partir das paredes de Kano, até a Mequita de Zaria e a aldéia Tiv. Os demais pontos de atração na região incluem o parque de animais selvagens, de 8 km2 (3,09 milhas quadradas) dentro da mata virgem da savana, onde são criados com êxito raros hipopótamos pigmeus dentro da piscina chamada de 'hippo pool.'


Os leões vagam por uma grande área fechada que incentiva o seu natural habitat e os visitantes lá encontrarão elefantes, peixes-porcos vermelhos, chacais, chimpanzes, crocodilos e diversos outros animais. As Colinas de Shere podem ser vistas ao leste de Jos e elas oferecem uma ótima vista da cidade abaixo. A Cachoeira Assop é uma pequena queda de água (mais uma vez, tem melhor espetáculo durante a estação de chuva) que propiciaria um ponto de piquenique agradável no caminho de Jos a Abuja. A Rocha Riyom é uma dramática e fotogênica pilha de rochas equilibradas precariamente postas uma em cima da outra, com uma parecendo o chapeu de um palhaço. Ela pode ser vista ao longo da rodovia Jos-Gimi. A Cachoeira Kura é uma refrescante área destinada para caminhadas e piqueniques, com vistas que relembram das Montanhas Escocesas.

Maiduguri é uma Linda e impressionante cidade com ruas largas e arborizadas, sobreposta acima de fortes tradições e de uma cultura que data de mais de 1.000 anos. Maiduguri é o local ideal para ter contato com o povo Kanuri, com a suas lindas marcas tribais e as mulheres Shuwa, enfeitadas com penteados típicos e vestidos longos.

A região de Borno ao redor de Maiduguri é um dos lugares mais fascinantes na Nigéria. Ao longo das fronteiras ao norte do Estado se encontra a aldeia da Sahel-Savannah, com dunas ondulantes com furos causados por oásis na estação seca, e ainda cobertas com verde durante a estação de chuva. O sul de Borno é geralmente uma savanna esverdeada, animada por colinas e formação de rochas, os turistas curtirão vistas majestosas de montanhas indo em direção da fronteira com Camarões.

Os Oásis se encontram no lado oeste do Estado de Borno ao nordeste da cidade de Nguru. É o deserto do cenãrio de filmes de Hollywood. dunas, camelos e palmeiras cercando um oásis. A severa beleza desse local oferece um trato especial aos visitantes que ainda não experimentaram uma paisagem assustadora igual a essa. Os oasis são também excelentes para os observadores de pássaros, durante a estação seca há milhares paleárticos migratórios que congregam no local.

A cidade de Yola, na parte alta do Rio Benue, se localiza muito próxima de uma das regiõs mais cênicas da Nigéria, situadas ao longo da montanhosa fronteira com Camarões. O Planalto de Mambilla fica a uma distâcia de um dia de viagem da cidade de Yola, e as montanhas de Shebshi ao sul.

As Colinas de Gwoza são empolgantes. São localizadas ao sudeste de Maiduguri e da aldeia de Gwoza Valley ao longo da fronteira com Camarões.

As Montanhas de Mandara se localizam também nessa região, se estendendo do sul das Montanhas de Mambilla até as Colinas de Mubi no norte. As montanhas de Mandaras dão uns dos mais espetáculares cenários em toda a África. Sugere-se que os turistas à região passem pelo menos uma semana para curtir ambos os lados nigeriano e camaronês dessas montanhas.