SUDESTE DA NIGÉRIA


Anambra oferece muitas atrações maravilhosas em todo o seu território, inclusive as cavernas de Ogbunike, o Lago de Agulu, as escavações arqueológicas de Igbo-Ukwu e a Reserva de Caça de Aguleri. Onitsha, situada ao longo do banco Oriental do Rio Níger, é famosa pelo seu mercado robusto e pela atividade comercial. Os festivais tradicionais de Ofala, executados por realeza em Anambra, são raros eventos de cores e fanfarras. Calabar é uma cidade atraente no banco do Rio New Calabar, perto da sua confluência com o Cross River, que tem uma história longa como o porto regional do leste da Nigéria. Os moradores dessa área traçam os seus ancestrais à Babilônia antes de Cristo.

Visitada pela primeira vez pelos portugueses no fim do Século XV, a cidade de Calabar também é o centro através do qual muitos missionários se aventuraram nos Séculos XIX e XX, inclusive a missionária Mary Slessor que chegou a Calabar em 1875. Lugares de interesse incluem o Museu Nacional no antigo Residency Building (Edifício Residência). O edifício era pré-fabricado, transportado por navio da Inglaterra para ser erguido no topo da Colina Consular em 1884, depois chamada a Colina do Governo. O próprio museu é história, uma cidade de estilo colonial vibrante com vistas soberbas da cidade de Calabar e do Rio Calabar. O museu retrata a história de Calabar e as áreas circunvizinhas em uma ampla extensão. Enugu é o centro da indústria de carvão da Nigéria, situada em área atraente e montanhosa com largas estradas e vias expressas e artérias principais que levam ao norte, sul, leste e ao oeste do país. Os pontos turísticos em Enugu incluem uma filial do Museu Nacional, o Museu de Mineração de Carvão de Iva Valley (por onde foi realizada a mineração de carvão pela primeira vez em 1909), e as faculdades da Universidade da Nigéria. Também ostenta um dos melhores hotéis na Nigéria, o Nike Lake Hotel. Oron está no canto sudeste do Estado de Akwa-Ibom, no Cross River, e merece ser visitada devido ao Museu Nacional na cidade. O Museu, de frente ao rio, abriga a história do povo Ibibo com mais uma coleção importante de esculturas comemorativas em madeira Ekpo que retratam os antepassados masculinos do povo Ibibo, acreditados ter entre dois e três séculos de idade.

Owerri é predominantemente habitada pelo povo Igbo. O Igbos são renomados pela música e pela dança, especialmente as mascaradas coloridas quando os dançarinos usam máscaras elaboradas. Lugares de interesse incluem um parque de diversões, os Jardins Botânico e Zoológico de Nekede, O Acampamento Turístico de Palm Beach em Awomama e a Estância de Férias do Lago Oguta, que se transformou recentemente em um centro turístico internacional.

Porto Harcourt é a capital do Estado de River e é o centro da indústria petroleira na Nigéria. É chamado "A Garden City" [Cidade Jardim] por causa da sua abundância de árvores e parques. Sendo agora o segundo porto mais importante da Nigéria, Port Harcourt não existia antes de 1913. Ao seu redor ficam os dois portos históricos de Bonny e Brass, antigamente ligados ao tráfico de escravos, mas que agora servem como portos e terminais de transporte de petróleo. A cidade é uma base boa para explorar os riachos e cidades locais. Os povos locais incluem Alce, Kalabari e Ibos, sem mencionar os britânicos, franceses, americanos e holandeses que trabalham nos campos de petróleo.

Os pontos turísticos incluem o Museu Estatal que retrata muitos exemplos da cultura local inclusive as máscaras e esculturas. O Centro Cultural em Bonny Street tem um palco e um auditório para artes cênicas, dança e uma loja por onde os turistas podem comprar artesanatos locais. O Azumini Blue River mostra água clara e bonita com praias arenosas. Os turistas podem alugar canoas para andar pelo rio ou parar em uma praia para piquenique, equipado com cadeiras de madeira, mesas e grelha para um churrasco agradável a beira-rio.

Umuahia é casa para o Museu Nacional de Guerra onde relíquias da guerra civil da Nigerian são expostas, inclusive armas e fascinantes invenções locais. As demais atrações incluem a Aldeia Turística de Akwette Blue River e a Praia de Uwana. Os visitantes a Akwette serão impressionados com a sua indústria de tecelagem sem igual.