SUDOESTE DA NIGÉRIA


Abeokuta quer dizer 'debaixo da rocha', expressão derivada da Rocha Olumo, o marco mais famoso da cidade. Abeokuta, a capital do Estado de Ogun, se localiza ao longo do Rio Ogun entre ásperas e rochosas colinas, oferecendo oportunidades de excelentes imagens. Sendo a origem dos tecidos em batiks de cera chamados “adire”, Abeokuta tem um raio intrigante de feiras onde são vendidos uma gama extensiva de produtos exóticos. A Rocha Olumo, sagrada ao povo Egba, está localizada no lado leste do Rio Ogun. Os visitantes deveriam contratar um guia do centro turístico instalado no pé da colina para poder explorar as cavernas que serviam de santuários durante a guerra civil dos Yorubá. No topo da rocha, os visitantes poderiam curtir o tremendo mirante da cidade de Abeokuta e do Rio Ogun.

Benin City é repleta de história. As esculturas em bronze de Benin famosas mundialmente datam do Século XV quando o Oba de Benin reinava sobre o grande e poderoso Reino de Edo, um período quando o trabalho em bronze era uma arte feita para exaltar o rei “Oba”. Em 1897, uma tropa expedicionária britânica realizou um arrastão em Benin e contrabandeou muitos dos bronzes para Londres. Ainda, vários bons exemplos dos artefatos em bronze permanecem nos Museus de Benin e de Lagos. Hoje em dia, as esculturas em bronze ainda continuam esculpidas em várias ruas da cidade, inclusive as ruas de Igun e Oloton. Outra atração em Benin é a Casa do Chief Ogiamen, um principal exemplo de arquitetura tradicional de Benin construída antes de 1897. A casa sobreviveu milagrosamente o "Grande Fogo" que ocorreu na época destruíndo muitas cidades.

Ibadan era até recentemente a maior cidade nativa da África. Localizada ao longo da extremidade de uma densa faixa de floresta arborizada, era chamada Eba-Odan, que significa ‘uma cidade na extremidade da floresta.' Hoje é a capital e o principal centro comercial do Estado de Oyo. Os pontos interessantes incluem a Feira de Dugbe, uma enorme feira tradicional, o Edifício do Parlamento, a Universidade de Ibadan, a primeira universidade da Nigéria, e o Hospital das Clínicas (UCH) e a Cocoa House (Prédio comercial dos cacauecultores). Ibadan também fica perto das cidades históricas de Oyo, Ogbomosho, Ijebu-ode, Ife, Ilesha, e Oshogbo.

IIe-Ife, a cidade antiga de Ile-lfe, em Estado de Osun, é verdadeiramente sem igual. O Yorubás consideram que é o berço da criação e da civilização. A lenda diz que foi em Ife que Odudua, enviado por Olodumare, o deus-criador dos Yorubás, criou a primeira terra sobre as águas que cobriram a terra, assim fundando a Ife . Os seus filhos se espalharam por outras regiões Yorubanas para fundar mais reinos. Ile-lfe se tornou um centro notável das artes, produzindo figuras de terracota e bronze que datam dos Séculos XII a XV, sendo segundo produto mais famoso após o bronze de Benin.

Lagos, a Ilha de Lagos, tem sido habitada desde o Século XV, quando os grupos Yorubá se refugiaram lá contra ataques externos. Era um posto de comércio entre o Reino de Benin e os Portugueses até a chegada dos comerciantes britânicos no Século XIX, pressagiando a colonização do interior. Lagos é dividida em várias partes, cada uma com seu característicos distintivos. O coração da cidade é a Ilha de Lagos (Eko), que hospeda a maioria das sedes comercial e administrativa da Nigéria. É conectada ao plano por três pontes, e se conecta as Ilhas de Ikoyi e Victoria Island por rodovias. Os bairros posteriores são áreas principalmente residenciais com casas palacianas, jardins expansivos e hotéis de cinco estrelas em uma paisagem deslumbrante. Os pontos turísticos na cidade incluem o Museu Nacional, o Teatro Nacional e as milhas de praias bonitas. Finalmente, o Palácio do Oba (Rei) assenta majestosamente em Ilha de Lagos, porções das quais têm mais de 200 anos de vida com uma extensão recentemente construida.

A região de Ondo tem muitos pontos turísticos fascinantes inclusive as Águas Térmicas de Ikogosi, as Colinas de Idanre, a Foz de Ipolo-Iloro, o Lago de Ebomi e o Museu em Owo. Os mais populares são Águas Termicas de Ikogosi e as Colinas de Idanre. As Águas Térmicas de Ikogosi, situadas em uma vale na Cidade de Ikogosi, ao nordeste de Akure, é ideal para acampamento ou piqueniques. As Colinas de Idanre, com topos curiosamente em forma de domos, ficam situadas na cidade de Idanre, sudoeste da cidade de Akure. As colinas têm uma significância sócio-religiosa, depois de ter protegido os habitantes dos invasores durante as guerras entre étnias no passado distante.

A maioria da cultura e da tradição dos povos do sudoeste foi passada de geração para geração até o dia de hoje. As esculturas de Benin e Ife, a arte e o tecido de Oshogbo, a cabaça e o trabalho de couro de Oyo e muitos outros ainda atraem aos turistas.