A NIGÉRIA EM RESUMO

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Nome oficial: República Federal da Nigéria

Data da Independência:
1 de outubro de 1960.

Superfície:
923.768 km2.

População:
140 milhões (estimativas, 2005)

Capital Federal:
Abuja é a Sede Administrativa de Governo. A capital foi transferida oficialmente de Lagos para Abuja no dia 12 de dezembro de 1991.

Governo:
Sistema presidencial; opera um regime de três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal;

Número de Estados:
36 = Território da Capital Federal, Abuja

Número de Municípios:
774

Idioma oficial: Inglês

Geografia:
a Nigéria fica localizada na África Ocidental. O país está posicionado entre as Longitudes 3 graus e 14 graus ao Leste do Greenwich e as Latitudes 4 graus e 14 graus ao norte do equador.

Clima:
O clima tropical com temperatura relativamente alta. Variação sazonal - temperatura diária varia de 22 a 36 graus Centígrado.

Estações:
Duas estações básicas - Estação da chuva (abril a outubro); e Estação seca (Novembro a março). Estação seca começa com harmartão (vento seco) ou um vento frio seco que dura até fevereiro de cada ano).

Meses mais quentes:
Fevereiro - março; a temperatura varia de 33 a 38 graus centígrado. Os extremos climáticos da estação chuvosa são sentidos na costa do sudeste onde a chuva anual varia entre 90cm e 330cm; enquanto os extremos da estação seca são sentidos no último trimestre do ano no norte do país.

Fronteiras internacionais:
Norte - Repúblicas do Níger e Chade; Oeste: - República do Benin; Leste: República de Camarões; e no Sul: o Oceano Atlântico.

Litoral:
Aproximadamente 800km;

O Povo da Nigéria:
A Nigéria é um país multiétnico e culturalmente diverso. As três principais etnias são Hauçá, Igbo e Iorubá. Foram identificados mais de 374 idiomas na Nigéria.

Principais idiomas locais:
Hauçá, Igbo, Iorubá,

Demais idiomas:
Edo, Tiv, Kanuri, Urhobo, Fulfude, Ibibio, Efik, Itsekiri, Nupe, Jukun e Ijaw. O pidgin English (crioulo inglês) que é um híbrido do inglês e do jargão local também é usado amplamente.

História - A Nigéria tem uma estimativa de mais de 250 grupos étnicos. Quase todas as raças nativas na África são representadas na Nigéria, o que explica conseqüentemente as grandes diversidades do seu povo e da sua cultura. Foi na Nigéria que os povos bantos e semibantos, migrando da África Austral e Central, se cruzaram com os sudaneses. Grupos posteriores, outros como Shuwa-árabes, o Tuaregues, e o Fulanis.

Arte & Cultura:
As Artes e Cultura da Nigéria são tão variadas quanto os 374 grupos lingüísticos no país. A cultura da Nigéria é rica em tradições orais, filosofia, ritos e rituais; dança, música, moda e artes cênicas. Parte dos aspectos mais visíveis da herança cultural da Nigéria inclui o modo de vestir dos vários grupos lingüísticos que variam de roupas longas trabalhadas a panos amarrados na cintura e camisas vestidas por cima, até panos amarrados na parte inferior do corpo acompanhados na cabeça por lenços de vários tamanhos, formas e cores.

Artes: As obras em bronze; madeira e esculturas em marfim; cerâmica, peças em terracota (da cultura Nok), as obras de ferro e muitas outras podem ser encontradas em galerias populares e museus ao redor do mundo. As demais são obras em prata e couro, tecelagem de tecidos e cabaças trabalhadas e enfeitadas. Descobertas arqueológicas da Cultura Nok indicam que a herança cultural da Nigéria data-se de mais de 2.000 anos.

Guardiões / curadores:
A Comissão Nacional de Antiguidades; o Museu Nacional; o Centro de Artes e Civilização do Negro (CBAAC) e o Teatro Nacional, em Lagos.

Arte Musical:
As várias formas da música tradicional florescem na Nigéria junto com as formas modernas tais como Afro-Beat, Juju, High-life e Pop, etc. Muitos músicos usam instrumentos tradicionais enquanto os demais misturam os instrumentos tradicionais com os modernos em uma nova tendência.

Religiões / festivais: Profundamente enraizadas na cultura, as religiões tradicionais têm os rituais ligados a eles. Alguns rituais específicos são tão populares que se metamorfosearam em festivais, alguns se tornaram atrações turísticas. O festival de Oxum de Oshogbo é um exemplo de tais atrações.

Religiões principais: Cristianismo, Islã e religião tradicional.