A NIGÉRIA EM RESUMO

POLÍTICA

 

Poderes de Governo: Executivo, legislativo e judicial;

Poder Executivo: Inclui o Presidente e Comandante-chefe das Forças Armadas; Vice-presidente: Eleito com o Presidente.


Última Eleição:
14 e 21 de abril de 2007

DATA DE INAUGURAÇÃO DE GOVERNO NOVO: 29 DE MAIO DE 2007, ABUJA,


Eleição Geral:
Realizado a cada quatro anos para Presidente, Vice-Presidente, O Senado, Câmara dos Representantes, Governadores Estaduais e Deputados para a Câmara Legislativa nos Estados.

Gabinete Federal:
O Conselho Executivo Federal. Incluem os Ministros e Vice Ministros designados pelo Presidente e confirmados pelo Senado.

Poder Legislativo:
Uma Assembléia Nacional bicameral: Senado (109 Senadores) – 3 são eleitos de cada estado e um eleito para representar o FCT (Território da Capital Federal), Abuja, e a Câmara dos Representantes de 360 Deputados (eleitos com base na população de cada Estado). Os deputados e senadores são eleitos através de votos populares para um mandato de quatro anos nas duas casas, e podem ser reeleitos em seguida.

Poder judiciário:
A Suprema Corte: Juízes são designados pelo Presidente e confirmados pelo Senado. Os Juízes dos Tribunais de Apelação são designados pelo Governo Federal de acordo com o Conselho do Comitê de Assessoria em Assuntos Judiciais.

Regime Judiciário: Baseado no regime de direito comum inglês, na Lei Islâmica Shariah (nos estados do norte), e na lei tradicional em todo o país.

Partidos políticos:
Há 30 principais partidos políticos entre eles: a Aliança para a Democracia (AD); Partido Popular de Todos os Nigerianos (ANPP); Grande Aliança de Todos os Progressistas (APGA); Partido Democrático Nacional (NDP); Partido Democrático Popular (PDP); Partido para a Salvação do Povo (PSP); Partido Popular da Nigéria Unida (UNPP), etc.

O Partido do Governo atual no âmbito Federal; Partido Democrático Popular (PDP);

OBJETIVO DA POLÍTICA EXTERNA:

• Promoção e Proteção do interesse nacional da Nigéria
• Promoção da integração africana e apoio à Unidade africana
• Promoção de co-operação Internacional para a consolidação da paz universal e a eliminação de discriminação em todas as suas ramificações e manifestações
• Respeito ao Direito Internacional & Obrigações dos Tratados firmados pela Nigéria
• Promoção de uma justa ordem econômica mundial.