Página Incial Embaixador História Economia Potítica Cultura Fale Conosco! FAQ
 

 

BRASIL E NIGÉRIA DEFENDEM REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, defenderam no último dia 23 uma reforma urgente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), para tornar o órgão mais democrático.

“Defendemos a necessidade da presença da África e da América Latina no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Dilma, em discurso na cerimônia de assinatura de atos de cooperação entre o Brasil e o país africano.

O apelo também feito num comunicado conjunto dos dois chefes de Estado. Eles se reuniram no Palácio Presidencial de Aso Rock, em Abuja, capital da Nigéria. Os dois presidentes reconhecem os esforços da ONU para renovar o conselho, assegurando que a reforma do órgão executivo é importante para as Nações Unidas tenham capacidade de enfrentar os desafios na manutenção da paz e segurança internacionais.

Os chefes de Estado do Brasil e da Nigéria destacaram ainda a relação de “amizade e cooperação” e acertaram trocar informação sobre os candidatos dos dois países a cargos internacionais e apoiar-se mutuamente.

A Nigéria é candidata a membro não permanente do Conselho de Segurança e o embaixador brasileiro Roberto Azevedo aspira ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Embaixada da Nigeria
Brasilia/DF - Brasil
Página Inicial Embaixador História Economia Política Cultura